Empréstimo obtido junto à Agência de Fomento possibilitou à empresa investir em equipamentos de tecnologia avançada e mudar de perfil, de fabricação caseira para atividade industrial, sem perder a qualidade
O Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, apoia as atividades produtivas no Estado, visando garantir o suporte financeiro para que as micro e pequenas empresas superem as dificuldades da pandemia e possam se fortalecer e voltar a crescer, mantendo e até gerando novos postos de trabalho.
Nesse sentido, financiamento liberado pela instituição financeira à cervejaria artesanal Go Brew, de Anápolis, possibilitou à empresa uma grande mudança de perfil, passando da produção caseira para atividade industrial, sem contudo perder a qualidade do produto. Quem relata essa transformação é Júlio César Silva, empresário e sócio da cervejaria.
Segundo ele, a Go Brew tem dois anos e sete meses de operação. Com o empréstimo da linha de crédito Turismo (Investimento) da GoiásFomento, foram adquiridos equipamentos com tecnologia avançada para a produção de cerveja artesanal.
Sonho
“Hoje, graças ao aporte da GoiásFomento, tenho uma condição que não deixa nada a desejar com relação à tecnologia das grandes indústrias para produzir cerveja; a nossa produção quintuplicou e a qualidade saltou bastante também”, relatou o empresário. Conforme Júlio César, “o nosso sonho é ser uma cervejaria de representatividade nacional e, com a ajuda da GoiásFomento certamente esse sonho se realizará de uma forma mais fácil”.
Para o presidente da Agência de Fomento, Rivael Aguiar, a alavancagem do negócio da cervejaria Go Brew, após ter acesso ao crédito para investimento, confirma o espírito empreendedor dos goianos. “Basta garantir aporte financeiro e orientação para a gestão do negócio que os resultados aparecem e são surpreendentes. E dessa forma, a GoiásFomento cumpre sua missão de apoiar o crescimento econômico e social do nosso Estado”, comemorou.
Mercado
O mercado de cerveja artesanal tem crescido de forma significativa no Brasil nos últimos anos, e nem mesmo a pandemia conseguiu prejudicar significativamente esse desempenho. Atualmente, o segmento responde por cerca de 3% do volume produzido da bebida no Brasil, de acordo com Anuário da Cerveja 2020 do Ministério da Agricultura (Mapa). A tendência é chegar à casa de 15 a 18% de participação nos próximos anos, estima a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
Há dez anos, no Brasil, existiam em torno de 100 microcervejarias. Hoje, são mais de 1.400 registradas. Goiás ocupa a oitava posição no ranking nacional, com 33 cervejarias registradas, sendo o primeiro Estado fora das regiões Sul-Sudeste em termos de representatividade. E as perspectivas do crescimento do consumo apontam para a expansão do setor.
“(A cerveja artesanal) é um bussiness muito interessante e a nossa pegada é essa, pois o goiano gosta de tomar cerveja”, relatou Júlio César Silva. Conforme ele, a cervejaria Go Brew tinha anteriormente três tanques de 1.000 litros. Agora, são seis tanques de 2.000 litros, um de 1.000 litros e outro de 500 litros. “Nossa produção era de 6.000 litros/mês e agora pode chegar a 32.000 litros mensais”, destacou.
Atendimento
Para ter acesso às linhas de crédito especiais da GoiásFomento, o primeiro passo é acessar o site www.goiasfomento.com, que contém todas as informações, assim como o telefone do atendimento da Agência de Fomento, o número (62) 3216-4900; e ainda os contatos telefônicos dos correspondentes de crédito. O Sebrae Goiás (fone 0800-570-0800) também está prestando apoio à instituição financeira no serviço de atendimento.
Agência de Fomento de GoiásFomento-Governo de Goiás