GoiásFomento é a agência líder no Brasil em empréstimos com Fundo de Aval do Sebrae 

Relatório do Sebrae mostra que a Agência de Fomento de Goiás foi a que registrou melhor desempenho entre todas as agências de fomento do Brasil e a quarta instituição financeira do País que mais operou o Fundo de Aval, ficando atrás apenas da Caixa Econômica Federal, Sicoob e BDMG 

 

O Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, já realizou mais de mil operações de crédito e liberou R$ 42 milhões, com o apoio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae Goiás desde abril do ano passado, quando firmou convênio com a entidade. 

 

De acordo com o Sebrae, no período foram beneficiadas mais de mil micro e pequenas empresas goianas de diversos segmentos da atividade econômica, que não apresentaram as garantias suficientes para a tomada de crédito. Mas com o apoio do Fampe, elas foram avalizadas no valor de mais de R$ 31 milhões em garantias complementares. 

Relatório 

Relatório nacional do Fampe, elaborado pelo Sebrae Nacional apontou que a GoiásFomento é a primeira no Brasil em empréstimos com o Fundo de Aval do Sebrae, entre todas as agências de fomento do País que têm convênio para operar com o Fampe.  O relatório revelou também que a GoiásFomento é a quarta instituição financeira do País que mais operou o Fundo de Aval da entidade no período de janeiro a abril de 2021, ficando atrás apenas da Caixa Econômica Federal, Sicoob e BDMG.   

Considerando que a Agência de Fomento só opera em território goiano, o Sebrae ressaltou a posição como um “grande resultado” e destacou a parceira com a instituição financeira de Goiás. O Fundo já existe há 25 anos e foi o principal instrumento de aval para empréstimos concedidos a pequenos negócios durante a pandemia. O grande diferencial do fundo foi o crédito assistido, considerado um mitigador de inadimplência”, afirma Pedro Rodrigues, analista de Capitalização e Acesso ao Crédito do Sebrae. 

Avanço 

Para o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, a parceria com o Sebrae foi um grande avanço no acesso ao crédito por parte dos pequenos empreendedores goianos. Isso porque, anteriormente, em torno de 80% dos clientes da instituição financeira não conseguiam obter um empréstimo por falta de avalista.  Destacou que este cenário mudou, depois que a GoiásFomento passou a operar o Fampe. Segundo ele, a medida representou mais uma ação do Governo do Estado para desburocratizar o processo de contratação de empréstimos, auxiliando os micro e pequenos empreendedores goianos nesse momento de dificuldades financeiras devido à pandemia. 

Beneficiada 

A microempreendedora individual (MEI) Maria Neves Ferreira da Silva é proprietária da loja Estrela de Jorge, em São Jorge, distrito de Alto Paraíso, no Nordeste Goiano, desde 2016. O estabelecimento vende souvenirs e lembranças da Chapada dos Veadeiros. Devido à pandemia, e ao fechamento da região à visitação dos turistas, a loja teve de suspender as atividades por mais de cinco meses. Foi nesse cenário que ele obteve crédito junto à GoiásFomento, em parceria com o Sebrae e o Fampe.  

“O empréstimo ajudou muito a manter a empresa funcionando, porque muitos bancos fecharam as portas para nós que somos pequenos empreendedores. Foi assim que conseguimos manter o estabelecimento com os pagamentos dele decorrentes em dia (energia elétrica,aluguel, etc)”, afirma Maria Neves. 

 

 

Para ter acesso às linhas de crédito especiais da GoiásFomento, o primeiro passo é acessar o site www.goiasfomento.com, que contém todas as informações, assim como o telefone do atendimento da Agência de Fomento, (62) 3216-4900, WhatsApp (62) 3216 4999 e ainda os contatos telefônicos dos correspondentes de crédito. O Sebrae Goiás (fone 0800-570-0800) também está prestando apoio à instituição financeira no serviço de atendimento. 

 

Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento)-Governo de Goiás