Foco da Agência no período foi facilitar o acesso ao crédito por parte dos microempreendedores individuais (MEI) e microempresas, principalmente por meio do Peame

O Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, aprovou 4.959 propostas de financiamento no ano de 2021, alcançando o valor total de R$ 76,891 milhões. A quantidade foi 208,6% maior do que a verificada em 2020, período em que somaram 1.607 propostas. O balanço foi divulgado pelo presidente da Agência de Fomento, Rivael Aguiar. Ele observou que, com um valor foi possível ampliar significativamente a quantidade de beneficiários do crédito no ano passado. “Isso aconteceu graças ao Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame), lançado em março pelo governador Ronaldo Caiado, que focou nos microempreendedores individuais (MEI) e nas microempresas. Com valores menores em operações de crédito, conseguimos atender um número maior de clientes”, afirmou.

Rivael Aguiar destacou que o foco de atuação da GoiásFomento no ano de 2021 foi exatamente atender a esse público que estava muito prejudicado em suas atividades devido aos efeitos da pandemia. Quanto aos empregos mantidos e gerados, avaliou que o total apurado em 2021 – 8.641 – ficou dentro da expectativa.

Empregos
“Em parceria com a Secretaria da Retomada e com o Sebrae, a Agência de Fomento promoveu uma série de ações para orientar as pessoas na questão da renegociação de dívidas, retirar as restrições no sistema de proteção ao crédito e conseguir acessar ao crédito”, declarou. Dessa maneira, foi possível garantir um número expressivo de manutenção e geração de emprego para esse público, ponderou.

O empresário João Flávio Teixeira Theodoro dos Reis, proprietário do Bicudo Carne de Sol, restaurante localizado no Parque Oeste Industrial em Goiânia, foi um dos beneficiados do crédito da GoiásFomento. Com o dinheiro, a empresa conseguiu superar um “momento difícil”, conforme ressaltou ele, após a casa ter ficado fechada durante oito meses antes de sua inauguração, devido à pandemia.

“O financiamento da GoiásFomento foi muito importante para a finalização e abertura da casa”, disse o empresário. O dinheiro obtido foi aplicado em investimentos internos dentro do restaurante, na área estrutural e em recursos humanos, com a realização de treinamento para os garçons e o pessoal da cozinha, além da aquisição de equipamentos e freezer. Foi então possível promover a reestruturação total do empreendimento e garantir sua inauguração, funcionamento e faturamento, afirmou.

Programas Sociais
No ano passado, a GoiásFomento atuou fortemente como parceira de outros órgãos estaduais na área de programas sociais. O principal deles foi o programa Mães de Goiás, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), no qual a Agência de Gomento é o agente executor dos pagamentos, da solução financeira dos cartões, conforme explicou Rivael Aguiar. Com a mesma Secretaria a instituição financeira mantém também parceria no programa Aprendiz do Futuro.

A Agência de Fomento é parceira ainda nos programas Para Ter Onde Morar, da Agehab; Bolsa Qualificação, da Secretaria da Retomada; Bolsa Alfabetizadora, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); e Empodera, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg).

Rivael Aguiar adiantou que, para 2022, o planejamento estratégico da GoiásFomento aponta para o fortalecimento de sua atuação nos programas sociais, tanto do Estado quanto dos municípios. Também está previsto atuar no financiamento do setor público municipal, voltado para financiar obras municipais, bem como projetos de modernização e de informatização de processos.

Foto:Rodrigo Cabral

Agência de Fomento de Goiás-(GoiásFomento)-Governo de Goiás