Micro e pequenos empresários atendidos pela agência de fomento do Governo de Goiás têm acesso a curso on-line para pleitear financiamento e podem receber consultoria gratuita para aplicação eficiente dos recursos no negócio

A microempreendora individual (MEI) de Ipameri, Tatiana Vaz da Costa, reinaugurou sua loja de moda feminina, a Valentina Store, com o suporte da GoiásFomento, por meio do Microcrédito Orientado. O estabelecimento ficou fechado durante mais de seis meses em razão da pandemia da Covid-19 e, nesse período, realizou vendas somente por meio de plataformas digitais. Além de obter financiamento para viabilizar esse retorno, Tatiana está na lista dos clientes que terão consultoria gratuita do Sebrae Goiás, por meio de uma parceria  entre o Governo de Goiás e a instituição.

“Eu me enchi de coragem, pois sei trabalhar com vendas. Procurei o correspondente da GoiásFomento de Ipameri, que me orientou e me ajudou em todo o processo da busca do crédito”, contou. Tatiana usou o dinheiro para comprar mercadorias e abastecer a loja, que vende peças de modinha e plus size. E decidiu ir além: alugou uma sala maior em um ponto mais movimentado, no centro da cidade, onde a Valentina Store foi reinaugurada no dia 13 de outubro.

“Em um momento de tantas incertezas, e na hora que mais precisava, tive o apoio da GoiásFomento. Com isso, consegui manter uma funcionária. E  repaginei a loja num espaço amplo, confortável e aconchegante para receber a clientela”, cita. A microempreendedora afirma que a expectativa é conquistar mais clientes e crescer. “Estou muito animada com essa nova fase e a orientação do Sebrae faz toda diferença”, comemorou.

Parceria
A parceria entre o Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, e o Sebrae-GO oferece orientação aos micro e pequenos empresários goianos desde o momento em que eles vão pleitear empréstimo junto à instituição financeira. O serviço prossegue durante a concessão do financiamento e até no pós-crédito, como é o caso da empresária de Ipameri.

Na etapa inicial (pré-crédito), o empreendedor faz um curso on-line gratuito, na modalidade Ensino a Distância (EAD), denominada Oficina de Crédito Consciente. Depois, ao pleitear o financiamento e, em seguida, já com o contrato assinado, tem a sua disposição uma consultoria gratuita do Sebrae. O objetivo é prestar orientação em todas as fases da contratação do financiamento, de forma a otimizar os resultados do negócio.

Segundo o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, a parceria com o Sebrae é “muito importante”, porque algumas linhas de financiamento operadas pela agência são do tipo crédito orientado, que exigem do tomador que ele passe por uma capacitação. São os casos do Microcrédito Orientado, que disponibiliza até R$ 21 mil, e é destinado a microempreendedores individuais (MEI) e microempresas, e também do Crédito Produtivo, uma linha subsidiada.  “Com essa parceria, estamos atendendo a determinação do governador Ronaldo Caiado, no sentido de facilitar o acesso ao crédito”, destaca Rivael.

Como acessar
O presidente da GoiásFomento informa que para fazer o curso on-line basta o interessado acessar o link disponível no site do Sebrae. Na página poderá fazer o cadastro com informações do CNPJ e da pessoa que assistirá ao treinamento, que é ministrado pela Internet. Após concluí-lo, receberá o certificado de conclusão. “É um curso rápido, com carga horária de cerca de quatro horas de duração”, explica.

De acordo com Rivael, o curso foi desenhado pelo Sebrae justamente para atender aqueles microempresários que teriam dificuldades para deixar suas atividades e fazer uma capacitação de três dias, como acontecia anteriormente, antes da pandemia. “A gente vai conseguir atender melhor esses empreendedores”, salienta.

Atendimento
O atendimento aos clientes da Agência de Fomento de Goiás é realizado pelo telefone (62) 3216-4900, no horário das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail atendimento@goiasfomento.com. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo site: www.goiasfomento.com.

Legenda:
Tatiana Vaz da Costa, microempresária de Ipameri, em sua loja de roupas femininas, reinaugurada com o suporte financeiro da GoiásFomento

Foto: Arquivo pessoal

Gerência de Comunicação da GoiásFomento – Governo de Goiás