Ação é desenvolvida pela Assessoria de Orientação e Apoio ao Empreendedor e estava suspensa devido à pandemia; a retomada aconteceu com visita a Caldas Novas e Rio Quente

 

O Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, não apenas libera financiamentos para micro e pequenos empreendedores goianos, mas também presta apoio e orientação, nos casos de crédito orientado, além de promover a fiscalização e o  acompanhamento das operações.

 

Esse trabalho é desenvolvido pela Assessoria de Orientação e Apoio ao Empreendedor (Assae). Entretanto, as visitas estavam suspensas devido à pandemia. Elas foram retomadas na última terça-feira (24/08), quando foram visitadas quatro empresas da área de turismo das cidades Caldas Novas e Rio Quente, no Sul Goiano: Empadão Goiano da Tânia, Restaurante Alchimia, Restaurante e Pizzaria Saborela e Trilhas da Amazônia Sorveteria e Açaiteria.

 

De acordo com a assessora da Assae, Fabiana Cristina Benatti, a Agência de Fomento orienta e fiscaliza os empreendedores que tiveram crédito liberado, com o intuito de garantir a correta aplicação dos recursos, a liquidez dos bens oferecidos em garantia e a qualidade da carteira de crédito. Nas visitas realizadas in loco aos empreendedores, os técnicos da GoiásFomento documentam o negócio por meio de imagens, as quais serão inseridas em um relatório elaborado pela unidade;

 

Turismo

 

O presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, destacou que o trabalho da Assae é importante, por prestar apoio aos empreendedores atendidos, assim como para verificar a correta aplicação dos recursos financeiros liberados. Ele informou que a retomada das visitas realizadas por esta Assessoria ocorreu na área de turismo, pois este é um dos segmentos da atividade econômica que merecem atenção especial no atual momento de pandemia, para garantir a sobrevivência das empresas e dos empregos.

 

“A cadeia de turismo foi duramente afetada e ainda busca retomar os negócios”, afirmou. Ele lembrou que, para apoiar os empreendedores do setor turístico, a Agência de Fomento dispõe de recursos de R$ 46,7  milhões oriundos do Fundo Geral de Turismo (Funjetur) do Ministério do Turismo, em linhas de crédito especiais. Além disso, a instituição financeira acompanha o desempenho dos negócios, por meio de apoio, orientação e fiscalização.

 

Financiamento

 

Rosângela Alves, proprietária do Restaurante e Pizzaria Saborela, estabelecimento que está situado na entrada de Caldas Novas, trabalha no ramo da alimentação há 17 anos. Ela obteve o financiamento da Goiás Fomento já no período da pandemia. Segundo ela, o crédito “ajudou bastante” na ampliação da estrutura física e na a compra de equipamentos.

 

“Essa ajuda da GoiásFomento para os microempresários é um fôlego a mais para continuar trabalhando. Aqui na nossa empresa, chegou na hora certa para podermos reabrir e atender a demanda de turistas que, aos poucos, estão voltando para as águas quentes. Estamos colhendo os bons frutos”, comemorou a empreendedora.

 

Para Rosângela Alves, é super importante receber a visita dos técnicos da GoiásFomento,  “porque eles realmente veem como o dinheiro foi aplicado, e se tem falhas, nos ajudam a corrigir. Passamos as informações exigidas no contrato, porém essa visita que eles fazem é muito boa e necessária”. O Restaurante e Pizzaria Saborela atende no horário do almoço. À noite, além de refeições variadas, também fornece um cardápio de pizzas. O estabelecimento possui 20 funcionários, que se revezam nos dois turnos.

 

Atendimento

Para ter acesso às linhas de crédito da GoiásFomento, o primeiro passo é acessar o site www.goiasfomento.com, que contém todas as informações. Também é possível buscar atendimento pelo telefone fone (62) 3216-4900; e ainda consultar os contatos telefônicos dos correspondentes de crédito.

 

Agência de Fomento de Goiás ( GoiásFomento)-Governo de Goiás