Objetivos são estreitar laços e atuar no fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento

O Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, recebeu nesta quarta-feira (08/06) a visita institucional da presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Jeanette Lontra. Ela estava acompanhada do secretário executivo da entidade, José Luís Gordon, e do diretor da ABDE e presidente da Agência de Fomento do Paraná, Heraldo Neves. A comitiva foi recebida pelo presidente da GoiásFomento, Eurípedes do Carmo, pelos diretores Administrativo e Financeiro, Lucas Fernandes, e de Operações, Fernando Freitas, e gerentes.

Jeanette Lontra, que também é presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), afirmou que o objetivo da visita é conhecer melhor os anseios dos associados para saber o que pode ser feito para fortalecer ainda mais o Sistema Nacional de Fomento. A GoiásFomento é a terceira instituição financeira associada à entidade que ela visita. Já foram realizados encontros semelhantes no Paraná, junto ao Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) daquele Estado e à Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná).

Sustentabilidade
A presidente lembrou que foi lançado em março último o Plano ABDE 2030, que tem como pauta principal a sustentabilidade do País. “O Sistema Nacional de Fomento tem um papel importante nesse setor, porque na verdade somos nós que podemos financiar todos esses eventos que têm como principal foco os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU)”, destacou. Como a ABDE tem uma capilaridade muito grande, devido aos seus associados, ela disse que isso contribuiu para levar a pauta da sustentabilidade dos ODS para todo o País. A entidade congrega todos os bancos de desenvolvimento e as 17 agências de fomento do Brasil.

O presidente da GoiásFomento, Eurípedes do Carmo, ressaltou o papel desempenhado pela ABDE, de repassadora de informações, principalmente nas áreas de risco, novos negócios e retomada da economia. “A ABDE consegue nos nortear positivamente, no trabalho que temos feito, de forma assertiva aqui em Goiás”. Conforme ele, a visita da presidente da ABDE vem fortalecer a importância da GoiásFomento dentro do cenário das agências de fomento do Brasil, considerando que a instituição financeira goiana atuou muito bem na pandemia e se tornou referência como agente financeiro dos programas sociais do governo.

Foto: André César
Fonte: GECOM- GoiásFomento