O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, se tornou uma das mais fortes tradições em todo o mundo e um dos mais importantes símbolos de luta do empoderamento feminino. A origem da data tem diversos contextos históricos.

Uma história bastante conhecida é o incêndio numa fábrica têxtil em Nova York, no ano de 1911, quando 125 mulheres morreram. Sem dúvida, o acidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas há outros eventos anteriores a esse que também contribuíram com a criação da data.

Também em função destes fatos, a Faculdade Senac Goiás realizou, na tarde do dia 09 de março, no auditório da instituição, em Goiânia, a ação “Pensando Mulher 2020”. O objetivo da atividade é debater assuntos da atualidade e o empoderamento feminino, por meio de um evento gratuito e aberto a comunidade.

A atividade contou com a participação da primeira dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado, a vereadora Priscilla Tejota, a repórter Juliana Pertille, a advogada Mônica Galvão e a professora de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), Mirian Sandra, que, na oportunidade, contaram um pouco das suas experiências profissionais e pessoais.

Segundo a diretora da Faculdade Senac Goiás, Lívia Costa de Andrade, o Dia Internacional da Mulher deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres.

Na oportunidade, o secretário de indústria, comércio e serviços, Wilder Morais, anunciou as linhas de crédito especiais voltadas para o empreendedorismo feminino decorrentes do programa ‘Mulher empreendedora’, cuja duração inicial está estimada para o período de 3 meses e poderá contar com 12 meses de carência e 60 meses para pagamento, além de possuir juros subsidiados com taxas que variam de 0 a 0,5% ao mês, disponíveis para contratação na GoiásFomento. Ao proferir seu discurso, Wilder destacou a importância desta iniciativa em face do crescente protagonismo das mulheres nos mais diversos ramos do mercado de trabalho.

Prestigiaram o evento o diretor-presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, a diretora geral da OVG, Adryanna Caiado, o secretário de segurança pública, Rodney Miranda, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, o subsecretário de fomento e competitividade da SIC, César Moura, dentre outras autoridades.

 

Gerência de Comunicação da GoiásFomento