Cuidar das pessoas é uma das principais marcas do Governo de Goiás na gestão do governador Ronaldo Caiado. E, de fato, o Estado, hoje, tem o governo que mais criou e executou sistemas de proteção social, com uma série de benefícios à população em diferentes situações de vulnerabilidade. Durante a pandemia, desempenhou papel essencial de combate à pobreza e às desigualdades sociais.

Os números são incontestáveis. São 102.207 mães beneficiadas com o cartão do programa Mães de Goiás, 18 mil famílias contempladas com o auxílio do Aluguel Social, 251 mil alunos com recurso da Bolsa Estudo e 5 mil adolescentes contratados para aprendizagem profissional pelo programa Aprendiz do Futuro. As ações propostas pelo Governo de Goiás chegam a R$ 1,3 bilhão em investimentos e impactam todos os municípios goianos.

O Gabinete de Políticas Sociais (GPS), coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, também se destaca e sua participação nas ações nos 246 municípios goianos só ressalta o esforço do Estado em ampliar a abrangência das políticas de proteção social. Ter um olhar atento aos vulneráveis é dever fundamental do Estado. Não pode ser oferecido em um ano e em outro não. Tem de ser um trabalho contínuo e que abrange a diversidade.

Desconheço políticas sociais que atenderam tantas pessoas com benefícios tão diversos: mães, estudantes, alfabetizadores, famílias em risco de moradia. A criação desses programas sociais pelo governador Ronaldo Caiado atende ao princípio da solidariedade, que foi um dos últimos a serem integrados no sistema geracional constitucional brasileiro.

A Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) tem orgulho de ser a instituição financiadora dos programas sociais do governo, pois reconhece que tal proteção tem gerado grande impacto na forma como são garantidos os direitos sociais às famílias que sofreram e ainda sofrem com os efeitos da pandemia. A atual gestão acertou ao priorizar a população vulnerável. Aliás, ajudar os mais desamparados não deveria em nenhum governo ser uma escolha, mas obrigação de primeira ordem.

 

Eurípedes do Carmo

Presidente da GoiásFomento

 

Artigo publicado no jornal O Popular em 31/05/2022.