Início » GoiásFomento firma parceria com o Fonplata para financiar projetos sustentáveis

GoiásFomento firma parceria com o Fonplata para financiar projetos sustentáveis

Publicado em 14/10/2021

às 10:33

Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata reúne cinco países, e tem por objetivo apoiar projetos que atendam a agenda de sustentabilidade ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas

 

O Governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), que integra a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), agora mantém parceria com o Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata (Fonplata). A entidade congrega cinco países da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objetivo da parceria é incentivar as instituições financeiras brasileiras a investirem em projetos de infraestrutura que promovam a sustentabilidade.

 

A solenidade de assinatura do memorando de entendimento entre a ABDE e a Fonplata foi realizada no dia 17 de agosto, em Brasília, com a participação do presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar. A Agência de Fomento de Goiás é associada à ABDE, e Rivael é diretor da entidade, que congrega 31 instituições financeiras de desenvolvimento do País.

 

Atividades centrais

O contrato de parceria firmado entre a ABDE e a Fonplata prevê, como atividades centrais, a troca de informações, a realização de estudos, a organização de eventos e a prospecção de oportunidades de atuação conjunta. E, ainda, a captação de recursos dos associados da ABDE junto à a entidade sul-americana.

 

O presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, destacou que o propósito dessa parceria é promover ações conjuntas, para que as instituições financeiras associadas à ABDE possam captar recursos para investimentos em projetos de sustentabilidade. Dessa forma, ressaltou, será possível potencializar o cumprimento das metas da Agenda 2030, que contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) das Nações Unidas.

 

“Com essa parceria, a GoiásFomento vai poder captar recursos para implementar projetos de sustentabilidade no âmbito do Estado de Goiás, tanto para investimentos públicos quanto privados”, afirmou Rivael Aguiar. Ele exemplificou que será possível financiar projetos de tratamento de resíduos sólidos e de construção de usinas de biogás e para a produção de energias renováveis em geral, como fotovoltaica, eólica e de biomassa.

 

Também poderão ser financiados projetos de recuperação de afluentes e de nascentes de cursos d’água; e ainda nas áreas de saneamento básico e de desenvolvimento regional. Enfim, todos aqueles projetos voltados para o cumprimento das metas do ODS/ONU, apontou.

 

Desenvolvimento sustentável

“As parcerias com entidades internacionais do porte do Fonplata são fundamentais para avançarmos na agenda de desenvolvimento sustentável. Construímos um acordo

de cooperação com um amplo conjunto de atividades e que fortalecem as instituições financeiras de desenvolvimento brasileiras para esse propósito”, afirmou o presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski, durante o evento.

 

Entre as entidades com parcerias firmadas com a ABDE estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

 

Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento)-Governo de Goiás

Foto: ABDE

 

com informações do site da ABDE

Compartilhe essa notícia!

Leia também:

Ir ao Topo