Palestras, oficinas, rodadas de negócios e oportunidades de crédito com taxas subsidiadas, são algumas das ações da “Caravana do Empreendedor“, uma iniciativa do Governo de Goiás e importantes parceiros que chegou em Rio Verde, região Sudoeste de Goiás.

A programação na sexta-feira e no sábado, (04 e 05.10),  levou centenas de pessoas ao Senac de Rio Verde, das 9 h às 16h. É a segunda edição da Caravana que faz parte do Goiás Empreendedor, Programa de Fomento ao Empreendedorismo do Governo de Goiás.  A abertura da Caravana do Empreendedor foi feita pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Wilder Morais e contou com a presença de lideranças classistas e políticas da cidade e região.

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, louvou a iniciativa do Governo de Goiás em interiorizar estas ações. “A Prefeitura de Rio Verde é parceira de ações como esta. Somente motivando empreendedores a investir, iremos gerar postos de trabalho, emprego e renda,  ajudando o Brasil a devolver a dignidade aos mais de 12 milhões de desempregados que hoje vagam, de porta em porta, em busca de uma oportunidade de trabalho”, pontuou o prefeito.

Ogerente de Correspondentes e Parcerias da GoiásFomento, Weliton Brito, discorreu sobre “Linhas de Crédito: como pegar empréstimos com juros subsidiados”. Explicou  sobre documentação e o passo a passo para o empreendedor acessar a estes recursos de baixo custo financeiro para iniciar e até ampliar seus negócios, além de responder a várias perguntas sobre linhas de crédito e formas de pagamento, formuladas pelo público presente.

O Secretário Wilder Morais destacou que, “ com o programa Goiás Empreendedor, nosso estado sai à frente ajudando o presidente Bolsonaro a gerar empregos no país”. O secretário lembrou que o governador Ronaldo Caiado determinou que a Agência de Fomento interiorize suas ações. “ É uma prática de atender aos micro e pequenos empreendedores e aqueles que desejam iniciar seus próprios negócios, trazendo a informação e capacitação para que acessem recursos financeiros com juros de baixo custo, possibilitando que gerem mais postos de trabalho e renda para o povo goiano”; concluiu Wilder.

Oportunidades

Os sócios Carlos Eduardo e Marcos Ferreira são proprietários de uma funilaria e pintura de automóveis em Rio Verde e vieram em busca de informações sobre linhas de crédito. “Queremos comprar ferramentas, ampliar nosso espaço e atendimento. Queremos crescer. Vimos possibilidade para captar recursos junto à GoiásFomento”, vislumbra Carlos.

A prestadora de serviços Raiane Silva Cabral, segue o mesmo pensamento e sonha em ampliar a empresa de lavagem à seco que há dois meses atende clientes em domicílio. “A demanda está crescendo e senti necessidade de crescer também para atender mais e com melhor qualidade. Pretendo adquirir novos equipamentos e estou em busca de crédito para concretizar meu projeto de expansão”, disse a empreendedora. Nos dois dias da Caravana do Empreendedor, em Rio Verde, centenas de pessoas passaram pelo balcão de atendimento da GoiásFomento com objetivos semelhantes ao de Raiane, Carlos Eduardo e Marcos. Todos com projetos de iniciar ou ampliar seus negócios.

O Goiás Empreendedor tem o objetivo de induzir e fomentar a abertura de novos negócios e ampliação de empresas em todo estado de Goiás. A Agência de Fomento do Governo de Goiás, segundo o Presidente Rivael Aguiar, tem previsão de injetar cerca de 500 milhões nas empresas goianas, nos próximos três anos.

Dia do Empreendedor

Na manhã de sábado (05)  dia que é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa ou Dia do Empreendedor, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve no Senac de Rio Verde e, em seu discurso, ressaltou a importância da iniciativa que compõe o programa ‘Goiás Empreendedor’ e lembrou que gerar empregos é o maior programa social do Estado. “A meta é que o cidadão busque sua alternativa e que o dinheiro público seja corretamente aplicado. Emprego resgata a dignidade das pessoas”, pontuou Caiado.

Na oportunidade , foi firmado um convênio entre o  governo de Goiás e a Prefeitura de Rio Verde, para a  instalação do programa Goiás Empreendedor na cidade, com o intuito de possibilitar aos interessados,  acesso às linhas de crédito do programa, para a geração de emprego e renda na região. Também foi assinado o primeiro contrato do programa Goiás Empreendedor firmado na região, que permitiu que a empreendedora Isabella Sabino ampliasse a estrutura e a produção da doceria que leva o seu nome.      O crédito concedido à Isabella foi no valor de quase R$ 15 mil, que será pago em 36 parcelas mensais, a juros de apenas 3% ao ano.