GoiásFomento participará da COP 30 em Belém

Publicado em 17/11/2025

O Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, marcará presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). O presidente da instituição financeira, Rivael Aguiar Pereira, participará de um dos painéis promovidos no evento, no Espaço Sebrae, localizado na Green Zone, nesta segunda-feira (17/11), das 16h às 17h30. O estande está situado no Parque da Cidade, Rua Senador Lemos, Souza, Portão 9. O tema do painel será: Pequenos Negócios, Grande Impacto nas Políticas Públicas (Small Business, Big Policy Impact).
No painel, serão discutidos mecanismos financeiros inovadores para ampliar o acesso de pequenos negócios a recursos voltados à transição climática, considerando barreiras de crédito e exigências de garantias tradicionais. Os painelistas abordarão o acesso ao crédito verde por micro e pequenas empresas, as principais dificuldades enfrentadas nesse segmento e as soluções concretas que as agências de fomento estão adotando para torná-lo mais inclusivo.

Caso goiano

Outro tema em debate será o compromisso concreto que deveria ser assumido na COP30 para garantir o protagonismo dos pequenos negócios nas políticas climáticas. Na ocasião, Rivael Aguiar Pereira apresentará o caso de sucesso da empresa goiana Anexo Energia, cliente da GoiásFomento. Por meio da linha de crédito Inovacred/Finep, a empresa desenvolveu projetos inovadores, incluindo uma tecnologia que aumenta o desempenho de painéis fotovoltaicos.
Com isso, a Anexo Energia conquistou o Prêmio Finep de Inovação 2025, na categoria Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Segurança Energéticas, na etapa Centro-Oeste do certame. Considerado o “Oscar da Inovação Brasileira”, o prêmio é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A tecnologia premiada consiste em uma película fotoluminescente com terras raras, que aumenta a eficiência energética dos painéis fotovoltaicos produzidos pela Anexo Energia, liderada pelo empresário Wister Alves. “O sucesso desse cliente é o sucesso da GoiásFomento, que apoia a inovação tecnológica e busca alternativas ao modelo energético atual, garantindo acesso ao crédito para micro, pequenos e médios empreendedores de Goiás”, afirmou Rivael Aguiar Pereira.
Agora, a empresa goiana concorrerá ao prêmio nacional em sua categoria, cujo resultado será divulgado em 8 de dezembro, em Brasília.

GoiásFomento – Governo de Goiás

Compartilhe essa notícia!

Leia também:

Ir ao Topo